domingo, 30 de março de 2014

Delineando uma proposta de intervenção à Diversidade e Cultura Inclusiva

Proposta de Intervenção

SEMANA DA CULTURA INCLUSIVA NA E.E. Wadih J. Maluf – Sumaré - SP

1 . Objetivos da proposta:

  • Articular professores de maneira coletiva e colaborativa,voltada para o projeto.
  • Criar oportunidades reais, coletivas e articuladas para a vivência da cultura inclusiva, numa perspectiva integradora das disciplinas do Currículo.
  • Utilizar de recursos e informações locais para tomadas de decisão.
  • Envolver a comunidade escolar nos conceitos de diversidade e cultura inclusiva.

2.Participantes do projeto:

 Gestores da escola, professores, funcionários e estudantes.

3.Desenvolvimento do projeto:

   3.1 Articulação de professores:
            3.1.1 : Reuniões em horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC)
           Tais reuniões, podem ser utilizadas com o objetivo pedagógico de envolver os professores em ações inclusivas voltadas para o projeto. De acordo com a experiência de cada um, criatividade e aplicabilidade, ideias vão se encaixando para uma proposta da semana de trabalhos do projeto. Este projeto precisa de coordenação pedagógica, com engajamento dos professores coordenadores da escola. Duração: Uma semana de HTPC’s.
            3.1.2: Pautas das reuniões:
Os coordenadores e professores envolvidos devem trazer experiências inclusivas ou de falta de respeito à diversidade, para que possam se sensibilizar e tomar decisões informadas sobre os temas. Dinâmicas de grupo são bem-vindas.

   3.2 Proposta de trabalho integrado:
            3.2.1: Elaboração dos temas gerais e articulações pedagógicas integradas
            Com a ajuda deste professor, Júlio César Coutinho, aluno deste curso, e dos coordenadores engajados, os professores irão elaborar sequencias didáticas, tarefas excepcionais, vivências voltadas ao respeito à diversidade, que possam ser expandidas e construídas coletivamente. Os alunos devem ser agentes ativos no processo, intervindo e apresentando modificações livres.
            3.2.2: Exemplificação de ações pedagógicas pertinentes:
            a) O professor de inglês pode apresentar o vídeo: My school, feito pelos alunos da 5ª série, em 2011, apresentando ações inclusivas relativas às mensagens das paredes da escola. O vídeo está disponível em :
, um bom começo para falar da cultura inclusiva, dos conflitos raciais americanos e de Martin Luther King Jr, apresentando seu discurso “ I have a dream “, para os alunos de 2º e 3º anos do Ensino médio da escola.
            b) Os professores de História e Geografia podem, por exemplo falar sobre os guetos judeus na Alemanha, na fase de deportação para campos de concentração da Polônia, durante a Segunda Grande Guerra. Podem também falar sobre os atuais campos de concentração ( exemplo dos afegãos no Paquistão ) ou os novos campos advindos da guerra síria. O desfacelamento da Iugoslávia, por causa das diferenças raciais e políticas e organização espacial artificial, de “ tribos “ européias ( Sérvios, Bósnios, Bósnios muçulmanos, Croácia, etc). A intolerância religiosa nos Estados Unidos nos anos de 1960, etc. Fontes para atividades que exemplificam a intolerância histórica, genocídio e como funciona o senso de alteridade.
            c) Os professores de português podem trabalhar temas inclusivos e notícias na esfera da diversidade, tanto de forma positiva ( exemplos de inclusão, de respeito à diferença, valores de ética, reserva de vagas para deficientes, cotas raciais, etc) quanto negativos(casos de homofobia, agressão à mulher, demissão injusta, assédio moral, sexual, etc).
            d) Os professores de Educação Física podem trabalhar a percepção do movimento limitado através de práticas de abotoar camisa usando dois pares de meia nas mãos, um aluno conduzir outro ( com os olhos vedados ), circular com um braço imobilizado para verificar se alguém o ajuda numa tarefa em que sua condição seja limitante, etc.
            e) Os professores de Arte podem trabalhar imagens em que a estética é apresentada com um novo olhar sobre o belo, como por exemplo:  Modigliane(Frans Hellens), Lucian Freuds ( The Queen ), Cézanne (Head of an Old Man), etc. Aqui as possibilidades são quase infinitas.
            f) Sociologia pode trabalhar fotos e reportagens sobre trabalho infantil: O Google está repleto de excelentes pontos de partida. Documentário em :
, Caminhos e Parcerias - Sisal (Bahia). Excelente documentário com excelente narração.
            g) O espaço para diálogo e criterização das atividades deve ser aberto e inclusivo.Todos os professores e disciplinas podem ser incluídos aos projeto.
            Duração: Uma ou duas semanas que antecedem a semana do projeto. Preferencialmente, horas de HTPC’s, pela facilidade de reunião dos professores.

   3.3 Envolvimento prévio dos alunos:
Articulação disciplinar coletiva.Os alunos devem ser envolvidos ao mesmo tempo. Isto é, todos os períodos e todas as séries devem ser engajadas, da maneira a ser determinada pelos respectivos professores. Nada deve ser imposto, e os alunos devem participar de maneira ativa, contribuindo com relatos de vivência, questionamentos e posições que, mediadas pelo professor, deverão negociar sentidos e soluções. Trabalhos individuais e em grupo. Duração: Uma semana, anterior à implantação do projeto.
   3.4 Envolvimento participativo dos alunos:
            Parte primordial, em que os alunos devem fazer parte, elaborando cartazes com o que estudaram, pesquisaram e criaram em produções textuais. Debates organizados por eles, apresentações para suas ou outras turmas, podendo acontecer de maneira cruzada, mediada por diálogos e articulações, por professores. Gravação de vídeo-documentários curtos, etc.
   3.5 Envolvimento dos agentes outros da comunidade escolar
          Os alunos podem entrevistar outros agentes da comunidade escolar, pais, professores, colaboradores, aplicar questionários elaborados por eles, alunos, para avaliação sobre a consciência à diversidade e à cultura inclusiva. Poderão depois, elaborar conclusão.  Duração: Durante a semana do projeto.
   3.6 Avaliação docente dos resultados do projeto
            Momento pós-projeto, em duas dimensões:
i)             Os professores devem avaliar os ganhos de vivência em Cultura Inclusiva e consciência ao respeito à diversidade. Os resultados devem ser apresentados para reflexão coletiva e formativa, também em HTPC. Duração: Um ou dois HTPC’s após o término do projeto.
ii)            Os alunos devem avaliar o que mudou em seus conceitos, na sua maneira de enxergar os colegas, a escola, as dificuldades e as limitações que vivenciaram e observaram no quotidiano de sua natureza escolar e na realização e participação no projeto. Duração: Indeterminado, pois cada professor dará um enfoque diferente e conduzirá esta conclusão pelos alunos para uma postura crítica e opinativa dos eventos ocorridos.

Originalmente postado na plataforma Moodle em 28 de março de 2014, às 22:58h

2 comentários:

  1. Nossa! Que bacana, adorei! Tudo muito bem explicado e criativo. Excelente proposta de intervenção.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Julio!!

    Muito boa mesmo sua proposta!!!
    Gostei dos vídeos também. Parabéns!!

    ResponderExcluir